NEWTONICA
De Motu Corporum in Gyrium



COREgaming - 21 / 08 / 08

 

Kenichi Nishi, conhecido pelo seu trabalho nos estúdios Love-De-Lic e Skip, encontra-se neste momento a trabalhar num projecto que promete surpreender mesmo os seus seguidores mais devotos. NEWTONICA é um jogo exclusivamente criado para o iPhone e iPod Touch, numa tentativa de reforçar o mercado de videojogos nos aparelhos portáteis da Apple. Enquanto que os detalhes acerca da jogabilidade e mecânica do jogo ainda permaneçam incertos, este título parece estar intimamente relacionado com os conceitos de gravidade e da atracção de objectos, fazendo uso da tecnologia capacitive touchscreen.

Mais do que um estilo visual único, NEWTONICA promete ter um sistema de jogo intuitivo e recompensador

NEWTONICA deverá tornar-se um jogo de culto instantâneo, principalmente para aqueles que apreciaram a série BIT GENERATIONS para o Game Boy Advance: o próprio Kenichi Nishi tem sido, durante muito tempo, defensor do conceito de "elegância" aplicado nos videojogos. Esse padrão permanece inalterado neste seu recente trabalho, julgando pelas últimas imagens lançadas que revelam um estilo visual capturado algures entre o moderno e o retro: polido, discreto e funcional, tal como a própria linha de produtos da Apple.

Ainda que não seja possível ver o jogo em movimento as imagens demonstram um ambiente gráfico simples, colorido e coerente com a sua própria estética.

Para melhor compreender as origens e a visão deste projecto fiz uma entrevista ao criador Kenichi Nishi que prontamente se disponibilizou a fornecer informação acerca do seu novo projecto, o segundo a surgir do seu novo estúdio Route24.

------------------------------------------------------------

COREGAMERS : Até este momento da sua carreira, sempre se focou na criação de jogos para consolas consagradas. Qual a razão da escolha do iPhone/iPod Touch como a plataforma para o seu novo jogo?

Kenichi Nishi : O (Kenji) Eno e eu comprámos o iPod-Touch. Mais tarde, Eno deu-me um wallpaper que ele tinha feito para o equipamento dele.

Senti-me inspirado por esse acto e surgi com a ideia de criar NEWTONICA. Portanto é muito natural para mim a ideia de escolher o iPhone como plataforma.

Como é do conhecimento geral, o iPhone não é bom sistema para videojogos neste momento, porque não está especializado para jogos. Mas podemos desenvolver jogos para iPhone com poucas pessoas num curto espaço de tempo e vender a nível mundial com facilidade.

CG : Você parece ter um enorme respeito e admiração pela Apple: recebeu da parte deles algum apoio ou software de desenvolvimento?

KN : A editora do jogo NEWTONICA (Field System) está em contacto com a Apple. Mas ainda não os contactei até agora.

Qualquer pessoa pode fazer o download do SDK (Kit de Desenvolvimento de Software) da internet e após concluir o acordo de desenvolvimento com a Apple, é possível lançar o produto desenvolvido.

Pessoalmente eu adoro a Apple. Por isso seria muito bom se eles gostassem do NEWTONICA e me contactassem!

CG : A jogabilidade do jogo fará uso da tecnologia de detecção de movimentos?

KN : Sim mas isso não é muito importante para o jogo NEWTONICA pois é possível jogar quer na horizontal, quer na vertical, da forma que o utilizador preferir.

CG : Sem revelar demasiado, como funciona a mecânica de jogo? Terá a componente musical um papel importante?

KN : Eno fez uma excelente música de fundo! Os jogadores vão adorar! Mas NEWTONICA não é um jogo musical. O conceito chave para o jogo é "mínimalismo".

CG : Tenho estado a observar as imagens do jogo: parece que é necessário escolher o que a bola no centro atrai de forma a ganhar pontos?

KN : Certo! É necessário girar o painel de estrelas esférico no centro, apanhanndo os meteoros vermelhos na zona vermelha e os azuis na zona azul.

É muito simples e qualquer um pode desfrutar da sensação de transe ao rodar a esfera. Eu quero mesmo que todos o joguem em breve e sintam esta sensação.

CG : Uma das imagens demonstra uma lista de High Score. Haverá alguma versão online destes desta tabela?

KN : Não, não está online. Essa seria uma boa ideia! Ainda estamos a tentar descobrir se isso é possível, para que possamos fazer jogos com funcionalidades em rede da próxima vez.

CG : Quanto, em média, dura a partida de NEWTONICA? (Assumo que o aumento da dificuldade seja progressivo?)

KN : Sim, possui um aumento de nível de dificuldade progressivo. Para os iniciados, dura cerca de 5 minutos. Até que o contador de resultados pare, o jogo dura 25 minutos.

Eu só consigo aguentar a jogar durante 15 minutos. Mas a minha namorada consegue jogar durante cerca de 20 minutos porque ela joga NEWTONICA a toda a hora.

Agora ela não tem tempo para cozinhar para mim e para o Tao (o meu cãozito).

CG : Quer o iPhone quer o iPod Touch têm tecnologia de ecrã (touchscreen) semelhante. O que pensa deles como sistemas de videojogos?

KN : Eu penso que têm grande potencial: o sistema multi touch screen dá-nos oportunidades de fazer jogos de vídeo inovadores.

CG : Alguma fonte de inspiração para este jogo em particular? Parece que o jogo retém alguma daquela "elegância" que sempre elogiou na série BIT GENERATIONS?

KN : BIT GENERATIONS eram jogos desenvolvidos por criadores da minha companhia anterior, e de facto eram simples e elegantes. Mas NEWTONICA é ainda mais simples e elegante. Eu não penso que tenha sido inspirado por esses jogos.

A maior inspiração terá vindo do wall paper para o iPod Touch que me foi dado pelo Kenji Eno, algo que na verdade me inspirou.

CG : Já tem uma data de lançamento marcada? Seria bom ver este jogo disponibilizado fora do Japão...

KN : Eu desconheço a data de lançamento, mas o jogo será lançado muito em breve. NEWTONICA vai ser lançado a nível mundial (em quase 100 países!).

CG : O jogo estará disponível por download? Tem em mente alguma associação à Softbank - ouvi dizer que é uma das redes móveis de maior crescimento no Japão.

KN : Sim, NEWTONICA estará disponível para download em breve para todo o mundo, ainda que a data não esteja definida.

A Softbank é uma das 3 grandes companhias de telemóveis no Japão, mas não estou a negociar com eles directamente.

CG : Qual a sua meta: fazer deste um jogo curto que as pessoas joguem nos seus tempos livres ou levar os utilizadores a pensar que eixste grande potencial para videojogos no seu iPhone?

KN : NEWTONICA é um jogo curto que se pode jogar a qualquer hora e em qualquer lugar que se quiser. O conceito é "minimalista" e eu acredito que, apesar de tudo, a vida também o é.

CG : De que forma?

KN : A esfera representa-me a "mim".

E, vermelhos ou azuis, todos os meteoros significam eventos que ocorrem na vida, bons ou maus, felizes ou infelizes.

Não posso pará-los (aos meteoros) de cairem sobre mim, mas posso mudar a minha própria atitude quanto a eles. O que eu quero dizer é que tudo depende da forma como encaramos as coisas. Podemos ver as infelicidades como oportunidades se olharmos de um ângulo diferente.

CG : Qual a razão por detrás da escolha de um estilo diferente? Pelo que foi mostrado, este jogo parece diferente de tudo o que tem feito individualmente. Parece ter um ligeiro sabor ao estilo de Mizuguchi?

KN : Só Deus sabe.

Na verdade eu não penso que o meu estilo tenha mudado. Tento sempre fazer jogos acerca da vida. Não posso dizer que sei o que é o estilo Mizuguchi. De qualquer das formas ele é um amigo meu muito chegado.

CG : Quem mais, para além de Kenji Eno, está a trabalhar consigo neste projecto?

KN : Existem três pessoas no staff principal incluindo-me a mim e ao Kenji Eno, assim como outros três num staff de apoio.

Duas das pessoas nesse grupo de apoio são de uma unidade chamada Studio-Kura que faz aplicações para Macintosh.

O outro chama-se Hashimoto da Sarugakucyo que fez os ajustes finais à dificuldade do jogo.

CG : Um pensamento, para acabar: NEWTONICAtem algo que ver com Sir Isaac Newton?

KN : Sim. Também com o primeiro equipamento móvel da Apple que se chamava "Newton" - eu respeito-o imenso. NEWTONICA usa a gravidade como motivo central.

NEWTONICA significa Newton e Electronica.




A carreira de Kenichi Nishi começou nos estúdios da Squaresoft onde ele ajudou a criar jogos inesquecíveis como Chrono Trigger e Super Mario RPG.

Por volta do ano de 1995 abandona a gigante japonesa e funda um estúdio de escala mais pequena ao qual deu o nome de Love-De-Lic, onde criou um dos mais ambiciosos jogos da era 32-Bit, Moon RPG Remix Adventure, assim como um projecto em conjunto com o seu amigo Ryuichi Sakamoto, intitulado Lack of Love para a Dreamcast .

Mais tarde, a sua carreira desenvolve-se na proximidade da Nintendo através do seu novo estúdio skip Ltd, onde lidera a divisão número 24 (sendo Ni =2 e Shi =24) na criação de jogos para GameCube como Chibi-Robo e Giftpia.

Com o crescimento dos estúdios da skip, Nishi sente-se de novo impelido a fazer parte de um grupo mais pequeno, razão pela qual funda a editora Route 24, já responsável pela criação do jogo de Nintendo DS Bakushow (Archime-DS) e neste momento a desenvolver e planear o lançamento de Newtonica para os recentes sistemas portáteis da Apple.

 
Só serão considerados os comentários válidos. Ir para o topo da página Voltar ao início
 
COREgaming COReplay COREvision ? Arquivo Beyond Perfil Coregamers
 
 
© COREGAMER 2007 - Todos os textos e imagens originais não devem ser copiados, publicados ou modificados sem autorização prévia dos seus criadores e webmaster. WEBDESIGN, HTML e FLASH da autoria de BrunoF. Site optimizado para Mozilla FIREFOX.

Só serão considerados os comentários válidos. Ir para o topo da página